segunda-feira, 27 de maio de 2013

Você sabia que pesquisas informam que adultos de hoje são 15 anos “mais velhos” que os de gerações anteriores


  shutterstock
Crédito/foto: Shutterstock
Antes de ler essa reportagem, faça um exercício rápido: tente comparar seu atual estado de saúde com o que seus pais tinham na sua idade. Agora responda: qual geração é a mais “jovem”, a sua ou a deles? Se você respondeu sem pestanejar que é a sua, saiba que pode estar errado. Segundo um novo estudo de pesquisadores holandeses, os adultos de hoje estão 15 anos “mais velhos” que os de antigamente. 

Feito por cientistas do Dutch National Institute for Public Health and the Environment, o trabalho incluiu a análise de dados referentes à saúde de 6 mil adultos (de 20 a 50 anos), coletados por um período de 25 anos, e concluiu que uma série de problemas, especialmente pressão alta, sobrepeso e diabetes, são mais comuns entre os adultos de hoje. 

Os homens que têm 30 anos atualmente, por exemplo, estão 20% mais propensos a apresentarem sobrepeso em relação aos da geração anterior. As mulheres que possuem 20 anos, por sua vez, têm duas vezes mais chances de serem obesas do que as que tinham a mesma idade 10 anos atrás.
“As gerações mais novas estão desenvolvendo hábitos piores que seus antecessores. Esses números reforçam a necessidade de encorajar o aumento da atividade física e da dieta balanceada nos adultos atuais”, disse Gerben Hulsegge, autor do relatório.
Cuidados com as crianças
E não são só os adultos que devem se reeducar para mudar essa realidade. Vale lembrar que hábitos saudáveis podem – e devem – começar a ser incentivados logo na infância. Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (UNESP), feita com 2.720 adultos, concluiu que os benefícios da prática esportiva nas crianças são estendidos até a vida adulta. 

“Durante os exercícios físicos, o organismo queima a gordura extra que ficaria acumulada na corrente sanguínea”, explicou o professor Rômulo Araújo Fernandes, do Departamento de Educação Física da UNESP em Presidente Prudente, que conduziu a pesquisa. “Assim, estimula o ganho de massa muscular e, por consequência, previne a obesidade no futuro”, concluiu.
Mais dicas
alimentação também é peça fundamental nesse processo. Confira algumas dicas que separamos para que seu filho cresça se alimentando bem: 

- Respeite seu apetite. Não o force a comer quando não está com muita fome e cuidado com as porções e/ou restrições exageradas
- No copo, prefira água. Evite sucos de caixinha, ricos em sódio. Opte por água de coco e sucos naturais
- Estabeleça uma rotina para as refeições, com a família unida à mesa, sempre que possível, e ambiente agradável e tranquilo
- Não engane e não faça chantagem para a criança comer. Nada de “aviãozinho” e doce especial de sobremesa se ela comer tudo o que está no prato. Seu filho precisa aprender a importância da boa alimentação. Converse com ele desde cedo sobre isso
- Seja exemplo. Alimentação saudável deve fazer parte da sua rotina

Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário