quarta-feira, 6 de junho de 2012

Lanche no trabalho: veja opções que acabam com a fome sem destruir dieta


A fome costuma bater no meio da tarde? Deixar o estômago reclamar até a hora do jantar não ajuda a emagrecer, já que longos períodos sem alimentação adequada fazem o organismo entender que é preciso estocar energia e, assim, queima menos calorias. A solução é fazer um lanche light e prático, que pode ser preparado em casa e até comprado na lanchonete de trabalho. Mas você sabe quais são as opções mais saudáveis – e menos calóricas?

Conte as calorias do lanche e saiba se sua refeição é leve Para calcular a média de calorias que seu lanche deve ter para não comprometer seu esforço para perder peso, lembre-se da dica da personal diet Karla Oliveira, da Mova Saúde: “o valor calórico de um lanche da tarde deve representar 15% do valor energético total diário. Por exemplo, se a necessidade energética de uma pessoa é de 2000 kcal o lanche deve ter 300kcal”. A seguir, confira sugestões de nutricionistas para refeições nutritivas e que não destroem a dieta:
  • 1
    Barra de cereal é um lanche light?
    Elas não estão proibidas, mas é preciso saber escolher o produto certo. “A barrinha deve conter até 90 Kcal, dando preferência para aquelas que reúnam frutas e bom conteúdo de fibras, que favorecem a manutenção da glicemia e ajudam no bom funcionamento do intestino”, explica Karla Oliveira. De acordo com a nutricionista Raquel Maranhão, da Clínica BeSlim, no Rio de Janeiro, as barrinhas com chocolate devem ser evitadas, já que agregam mais calorias.  
  • 2
    Frutas: ao natural, em forma de sucos ou salada
    Para as especialistas, as frutas são as melhores opções para a refeição no meio da tarde. “Você pode levar um potinho com frutas na sua bolsa para o trabalho ou ainda comprar suco de frutas natural ou salada de frutas em uma lanchonete ou casa de produtos naturais próximas do escritório”, diz Raquel Maranhão. Para Karla Oliveira, “frutas secas, como damasco, ameixa, figo, banana passa, entre outras, são uma fonte saudável de energia. Uma porção (até 30 gramas) de mix com oleaginosas, como castanha do Pará, amêndoas, nozes e castanha de caju, sacia a fome e faz muito bem à saúde”.
  • 3
    Salgados assados e biscoitos: faça a escolha certa
    Comprar um salgado no lanche da tarde é destruir todo o seu esforço para emagrecer? Depende. “O lanche da tarde pode ser composto por um salgado de forno integral com recheio saudável, como ricota, palmito ou minas com cebolinha”, revela a personal diet Karla Oliveira. Lembre-se de não abusar no quesito salgado assado: pão de queijo é feito no forno, mas tem 286 kcal. De acordo com as nutricionistas, se você não tem tempo de levantar da mesa para comprar seu lanche, deixe um biscoito integral, água e sal ou uma combinação de queijo pasteurizado light com torrada na gaveta da mesa de trabalho. É mais seguro do que sucumbir ao brigadeiro alheio!
  • 4
    Iogurte light: opção saudável e saborosa
    De acordo com a nutricionista Raquel Maranhão, o esforço para pensar em como manter o iogurte refrigerado durante o dia de trabalho vale a pena, já que ele tem poucas calorias, mas provoca sensação de saciedade. “Se não houver uma geladeira ou frigobar na empresa, tente comprar em um mini mercado nas proximidades”, orienta Raquel Maranhão. Para Karla Oliveira, porções de frutas e cereais podem acompanhar o iogurte desnatado ou light.      
  • 5
    Sanduíches balanceados substituem até o jantar
    Um sanduíche bem pensado pode ser a solução para quem sabe que ficará horas sem comer até o jantar ou simplesmente não come nada quando chega em casa – e transforma o lanche na última refeição do dia. Segundo a personal diet Karla Oliveira, “esse lanche reforçado deve apresentar baixo teor de gordura e boa quantidade de carboidratos, proteínas e vitaminas. A refeição pode ser composta por suco de fruta natural acompanhado por um sanduiche de pão integral light, cenoura ralada, queijo branco (ou salmão defumado, atum light, peito de frango), vegetais folhosos (como alface, rúcula e agrião), cenoura ralada, tomate (temperados com um pouco de azeite de oliva extra virgem) e um molho leve preparado com iogurte natural desnatado”.



    Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário