sexta-feira, 27 de abril de 2012

Você sabia que o carboidrato é o principal combustível para o cérebro?


Carboidratos

Os carboidratos são os nutrientes responsáveis por fornecer energia para todas as atividades do dia a dia. Por isso, são recomendados como a base de uma alimentação equilibrada. No mínimo 55% das calorias da alimentação devem vir deste nutriente.

Mas a energia fornecida pelos carboidratos não é importante somente durante os exercícios físicos. O principal combustível para o cérebro também é o carboidrato. É por isso que você pode ter dores de cabeça ao ficar muito tempo sem consumir alimentos que contenham esse nutriente.

Além de fonte de energia, os carboidratos também são ricos em fibras, vitamina de complexo B e minerais. As suas principais fontes são: grãos, massas, arroz, batata, mandioca, pães, biscoitos e doces. Durante a digestão, eles são convertidos em glicose e, dessa forma, absorvidos pelo corpo.

Os alimentos ricos em carboidratos são divididos em dois grupos: simples e complexos. Os simples são aqueles que se transformam rapidamente em glicose e que, por isso, também tem uma absorção mais rápida. Alguns exemplos são: açúcar, farinha de trigo, arroz branco e alguns alimentos feitos com eles, como pão branco e massas. 
Estes alimentos podem fazer parte de uma alimentação saudável, quando consumidos numa refeição rica em fibras (com legumes, salada e frutas), diminuindo, assim, a velocidade em que a glicose será absorvida.

Já os carboidratos complexos são aqueles que levam mais tempo para serem quebrados em glicose, geralmente porque são alimentos ricos em fibras. São os grãos integrais e os alimentos feitos com eles, como cereais matinais, pães e massas integrais. Eles são importantes e devem ser consumidos com frequência porque são uma fonte de energia e de fibras também. 

Os carboidratos são importantes nutrientes para o bom funcionamento do organismo e podem estar presentes na forma de carboidratos simples ou complexos na alimentação. A preferência deve ser pelo consumo daqueles que são complexos, mas os carboidratos simples também podem ser inseridos numa alimentação saudável, desde que com moderação e procurando o equilíbrio da refeição através do consumo de fibras.

Fonte: Vida Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário