Vistas laterais da poltrona Déco, cujo desenho foi inspirado no estilo art déco - Sérgio e Jack Fahrer
Portas abertas para o mobiliário autoral
Faz três anos que, no mês de novembro, um pequeno grupo de designers brasileiros organiza em São Paulo o Circuito Design OK, evento de traço autoral que reúne a mais recente produção de móveis de um time privilegiado de criadores. A ideia é apresentar aos lojistas de todo o Brasil - e, a partir deste ano, do exterior também - peças de mobiliário, iluminação e artefatos que poderão figurar na lista de lançamentos das lojas de design em 2012.
O cronograma e a curadoria coletiva, que preza a diversidade de meios e a livre expressão das personalidades criativas, são os diferenciais do Circuito Design OK em relação a outras mostras e feiras que ocorrem pelo país durante os três primeiros trimestres do ano. Não se trata de prêmio, salão de móveis ou qualquer tipo de mostra setorial, como a do design industrial, mas de um percurso intimista pelos ateliês dos designers.
Mesa lateral Toth - Sérgio e Jack Fahrer
Peças da coleção TAK, criadas para a Butzke - Pedro Useche
Ele reúne em parte peças especiais, de tiragem única ou limitada, e de móveis afinados com a produção seriada. O interessante é presenciar o convívio de práticas diversas no cotidiano de cada profissional.
O veterano Pedro Useche aproveitou a oportunidade para inaugurar o Espaço Useche, misto de showroom, ateliê e oficina de protótipos ou peças especiais.
Apresentou uma produção variada, que inclui as simpáticas banquetas TAK, de eucalipto e opção de revestimento com laminado de PET (fabricação da Butzke); as belas cadeiras de acrílico ARA, da Allê Design, que podem ter encosto revestido com couro; as mesas coloridas feitas a partir do reaproveitamento de embalagens circulares de papelão; e a luminária Auréola, cujas hastes vazadas acondicionam lâmpadas led.
Além disso, divulgou o relançamento da poltrona Katinsky, de 1959, criada pelo arquiteto Júlio Roberto Katinsky, que passará a ser produzida pela Mais Design sob a curadoria de Useche.
Também a dupla Sérgio e Jack Fahrer aproveitou a ocasião para inaugurar uma loja na Vila Madalena, trazendo ao evento sofás, um aparador, a mesa Toth e a poltrona Déco, cuja forma é inspirada no estilo de que toma emprestado o nome.
A peça tem recortes curvos na lateral e resulta da multilaminação da madeira, técnica utilizada em várias das criações dos irmãos designers.
Cadeira ARA, feita para a Allê Design, em acrílico e com opção de encosto revestido de couro - Pedro Useche
Peças da coleção TAK, criadas para a Butzke - Pedro Useche
Luciana Martins e Gerson Oliveira, da Ovo, anunciaram a produção em escala de dois móveis já integrantes do seu portfólio - a cadeira Tobogã (aço inox, madeira laqueada e estofado, cuja versão sem braço é empilhável) e o sofá Campo (composto por módulos assimétricos e estofados de madeira) -, enquanto o designer Rodrigo Ferreira (Estúdio Tato) participou com a poltrona giratória C24N (coautoria de Huck Gianneli), que tem pés de ferro pintado, revestimento em sarja drapeada e espuma especial, desenvolvida para a Carbono, marca de Marcus Ferreira.
O conforto e a singeleza do design de Flávio Borsato e Maurício Lamosa, do Estudiobola, marcaram presença com o sofá Roll (em que a estrutura metálica delgada contrasta com as dimensões do corpo de couro), a cadeira Mariana e a mesa Maria, estas feitas de eucalipto.
Já André Bastos e Guilherme Ribeiro, do Nada se Leva, demonstraram uma vez mais o humor e a versatilidade com que desenham móveis e artefatos feitos com materiais variados.
O acrílico e o inox de mesas - e da bandeja TKO, inspirada no formato de um ringue de boxe - dividiram, contudo, a cena com o projeto Cultura em Foco, de colaboração entre os designers e uma comunidade de artesãos de Sergipe. Em conjunto, eles criaram um tecido que reinterpreta a técnica do fuxico.
Vista do espaço expositivo do designer - Pedro Useche
Mesa Carambola, baseada no reaproveitamento de embalagem circular de papelão - Pedro Useche
Transeunte habitual entre os universos do design de marca e de mobiliário, a equipe da Nódesign esteve presente com criações que fazem referência ao desenho orgânico, seja por meio dos componentes circulares e componíveis das mesas Elos e Anelídeos ou pelo formato de concha da cadeira Simbiose.
Esse aspecto high tech de certa forma também está presente nas luminárias de André Cruz, a Arvre e a Coral, em que o corpo metálico é caracterizado pelo grafismo resultante do corte a laser.
A madeira, por fim, foi a protagonista das criações de Pedro Mendes, Juliana Llussá e Paulo Alves, que exibiram a elegante cadeira Martina, feita com madeira de demolição proveniente do desmonte de construções do Rio Grande do Sul, e a luminária-pedestal Bahia, de alumínio revestido com madeira de manejo florestal (Pedro Mendes); as intimistas Cadeira do Pai, porta-documentos e penteadeira (Llussá Marcenaria); e a cadeira Paty (madeira maciça de ipê, assento de couro e encosto de palhinha), a escrivaninha Guaimbê (madeira canela) e a mesa Reserva, de pinus de reflorestamento (Paulo Alves/Marcenaria São Paulo).
Cadeira Tobogã - Ovo Design
Sofá componível Campo - Ovo Design
O evento foi resumido por Sérgio Fahrer como uma espécie de fashion week para os empresários do design de mobiliário, mas capaz de despertar também a atenção dos amantes de design.
Texto de Evelise Grunow
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 383 Janeiro de 2012
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 383 Janeiro de 2012
Poltrona C24N, criada por Rodrigo Ferreira para a Carbono - Ovo Design
Sofá Roll - Estudiobola
Mesa Maria e cadeira Mariana - Estudiobola
Mesa e banco Diamante, de acrílico, criados para a Allê Design - Nada se Leva
Tecido de fuxico concebido em colaboração com artesãos de Sergipe - Nada se Leva
Cadeira Simbiose - Nódesign
Mesa Anelídeos - Nódesign
Mesa Elos - Nódesign
Cadeira do Pai e Penteadeira - Llussá Marcenaria
Mesa Reserva - Paulo Alves/Marcenaria São Paulo
Escrivaninha Guaimbê - Paulo Alves/Marcenaria São Paulo
Luminária Bahia - Pedro Mendes
Cadeira Paty - Paulo Alves/Marcenaria São Paulo
Cadeira Martina - Pedro Mendes
Fonte: Arco Web
Nenhum comentário:
Postar um comentário