Uma das partes mais chatas na hora de comprar ou alugar um imóvel é ter que visitar diversas áreas da cidade para conhecer melhor uma propriedade que, por vezes, nem é a ideal. Hoje em dia, porém, o consumidor só se desloca nesse processo se quiser. É que, com o crescimento dos investimentos de imobiliárias no setor de tecnologia, já é possível utilizar a internet para conhecer todos os detalhes de um local sem precisar sair de casa, economizando tempo e até dinheiro. A Diagonal Engenharia, por exemplo, informa que o investimento para essas ações tem representado de 15 a 20% do montante investido em marketing.
“Cada empreendimento possui sua própria home page com canal direto com nossa central de vendas, bem como acesso à imagens ilustrativas do produto, infográficos, planta com metragem, informações sobre o produto, além do tour virtual dos decorados, que permite ao usuário fazer um passeio pelo empreendimento”, explica a gerente de marketing da Diagonal, Ilnah Vasconcelos.
Illnah ainda garante que os acessos ao site da empresa não param de crescer. Segundo ela, “a média do primeiro trimestre de 2012 é de 38.300 visitantes, o que representa um crescimento de 25% relativo a igual período do ano passado, sendo que, hoje, o tempo gasto pelo internauta em nosso site dobrou em relação a 2011″.
Presencial só a assinatura
De acordo com o diretor da Alessandro Belchior Imóveis, Germano Belchior, a empresa passou cerca de um ano investindo na área de tecnologia para lançar, em fevereiro, um agência virtual que possibilita ao consumidor que apenas as assinaturas de contratos sejam presenciais.
“Com o crescimento do mercado imobiliário, começaram a surgir novas alternativas para a pesquisa e compra do imóvel, consolidando a internet como ferramenta fundamental nesse processo”, firma o executivo.
De acordo com dados da Alessandro Belchior Imóveis, a agência virtual da empresa recebeu 30 mil acessos no seu primeiro mês de funcionamento.
Smartphones
Além de poderem utilizar o computador para saber todas as informações de um imóvel, os consumidores também têm a possibilidade de obter dados através do seu smartphone. De acordo com o gerente de TI da SJ Administração de Imóveis, Marcos Glaydson, a empresa já disponibiliza um aplicativo específico para esses aparelhos, que segundo ele, agiliza e facilita o a pesquisa por informações.
Marcos Glaydson ainda revelou, em primeira mão, que a SJ está em fase final de desenvolvimento de mais dois aplicativos específicos para os sistemas Android e iOS. “Acredito que em um futuro próximo as negociações imobiliárias se tornem 100% virtuais”, opina.
Corretores agradecem
Quem também comemora os avanços tecnológicos no setor imobiliário são os corretores. Segundo o vice-presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Houfman Rolim, “as pessoas não dispõe mais de muito tempo livre para comprar imóveis, por isso, é excelente que exista uma forma de o consumidor fazer uma qualificação do que deseja visitar”.
Investimento
20% do montante investido em marketing pela Diagonal Engenharia se destina à área de tecnologia da empresa, que a cada ano recebe mais recursos.
Fonte: Central Estratégica
Nenhum comentário:
Postar um comentário