terça-feira, 10 de abril de 2012

Antes delegacia, agora faculdade

Projetado como delegacia tributária, edifício ganha vida como faculdade
“Temos, nessa Fatec, arquitetos que vieram fazer o curso de tecnologia”, afirmou o governador Geraldo Alckmin, ao inaugurar, oficialmente, no final de outubro, as instalações da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Victor Civita, no Tatuapé, zona leste da capital paulista. A escola formará tecnólogos especializados na construção de edifícios e também no controle de obras. A primeira turma teve início no segundo semestre.
É bastante provável que o governador tenha baseado sua informação no perfil dos 160 alunos que foram admitidos pela unidade em seu primeiro vestibular - no caso do curso de construção de edifícios, 343 candidatos disputaram 40 vagas oferecidas no período noturno.
Não há informações de que o prédio venha a ser objeto de estudo dos cursos. Mas, caso algo parecido ocorresse, não faltariam elementos para subsidiá-los.
No total, o governo informou ter investido 23,5 milhões de reais na unidade, que, além dos andares destinados às atividades didáticas, possui dois subsolos e pavimento térreo.
São 24 salas de aula, quatro laboratórios, auditório para quase 200 pessoas, dez salas administrativas e 40 sanitários. Foram também previstos espaços para vários laboratórios. Victor Civita, que deu nome à escola, foi o fundador da Abril, um dos principais grupos editoriais do país.
Além desses dados, os eventuais interessados deveriam procurar também conhecer o passado da construção projetada pelo escritório Benno Perelmutter Arquitetura e Planejamento, dos sócios arquitetos Benno Perelmutter e Marciel Peinado.
Saberiam, por exemplo, que, na sua concepção original, o prédio não estava destinado a uma escola, mas a uma delegacia tributária regional da Secretaria da Fazenda estadual.
Com esse programa, seu projeto foi revelado aos leitores de PROJETO DESIGN na edição 190, de outubro de 1995 - o trabalho é, no entanto, de 1992. Abandonado - segundo consta, em função de divergências de natureza jurídica entre a construtora que ganhara a concorrência e o banco que a contratara (a extinta Nossa Caixa) -, o conjunto voltou à pauta da revista em outubro de 2005, na edição 309, como agora na seção Memória.
Naquele momento, o conjunto era apenas um esqueleto a assombrar a zona leste paulistana. “No estágio em que foi interrompida, a construção mais parece a gigantesca e enigmática instalação de um artista plástico surrealista”, avaliamos, informando também que a Secretaria da Fazenda mantinha os planos de ocupá-la com o mesmo programa. Como se vê, a intenção não se consumou.
Aos alunos da nova Fatec, os autores, poderiam ainda ensinar o jogo de cintura para alterar, no meio do processo, o programa de um edifício.



No final de outubro de 2011, foi inaugurado o prédio projetado por Benno Perelmutter Arquitetura e Planejamento, agora como sede da Fatec Tatuapé
No final de outubro de 2011, foi inaugurado o prédio projetado por Benno Perelmutter Arquitetura e Planejamento, agora como sede da Fatec Tatuapé
Perspectiva do edifício da delegacia tributária projetada na década de 1990. A volumetria externa da construção foi preservada mesmo com alteração programa
Perspectiva do edifício da delegacia tributária projetada na década de 1990. A volumetria externa da construção foi preservada mesmo com alteração programa


Fonte: Arco Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário