quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Veja aqui como organizar a casa com a chegada dos filhos

criança; quarto; brinquedo (Foto: Thinkstock)

Contas e papéis
Colocar todas as contas em uma gaveta pode ser uma boa ideia. Escolha uma da cozinha para depositar tudo o que chega e, dentro de uma pasta, as que ainda não foram pagas. Agende o pagamento das contas pelo site do banco. O ideal é organizar toda a papelada uma vez por mês - o que vai ser mais fácil do que colocar em ordem na semana de entrega do próximo Imposto de Renda. Use uma pasta com divisórias e separe-as por tipo - e, se tiver mesmo disposta, por data de vencimento. É preciso guardar a maioria por cinco anos.Não perca o 
Não perca o controle remoto
Esses aparelhos vão sumir quando seu filho aprender a andar. Deixe uma cestinha no móvel da sala onde todos os controles devem ficar.

Organize as fotos
Você não sabe o que fazer com as fotos que se aglomeram no computador? Há várias maneiras de organizá-las. Uma dica é usar sites como o Picasa e o Flickr. Outra sugestão é separá-las em pastas por acontecimentos e por data, como “aniversário do Tom no clube, 20/2/2011”. Exclua as que não ficaram boas e as que vão ser impressas ficam na pasta “Preciso imprimir”. Você pode usar o Photoshop ou aplicativos para iPhone para tratar a foto. A cada três ou quatro meses, imprima. Antes de buscá-las, compre álbuns. No fim de semana seguinte, transforme o domingo no “Dia de Montar Álbuns”. Seu filho vai adorar.

Cuide dos documentos importantes
A pasta com divisórias, de novo, é a melhor opção. Tenha uma para cada integrante da casa e coloque uma etiqueta com o nome da pessoa. Deixe os assuntos em ordem alfabética.

Deixe dinheiro para imprevistos

Em uma emergência, a pessoa que cuida do seu filho pode comprar o material da lição de casa que faltou, por exemplo. Deixe uma quantia reservada e combine que precisa pedir, sempre, notas fiscais. Ter um cartão de crédito pré-pago é outra solução.

Separe o que fica:
No seu guarda-roupa... Pergunte a você mesma: Há quanto tempo essa peça não é usada? Está com furo, rasgada? Vale a pena guardar até recuperar o peso de antes? Se a roupa passar por essa sabatina, fica.

E no das crianças... As peças “de sair” mais antigas passam a ser usadas em casa. Para as demais, pergunte se vale a pena customizar ou se serve para o irmão mais novo ou para o primo. Seu filho perde roupas em pouco tempo? Separe em uma gaveta para você conseguir tirar do armário sem precisar olhar tudo de novo.

Anote as “tarefas que não são de ninguém”
Não tenha medo: coloque na lista o que cada um precisa fazer, inclusive as tarefas que costumam não ser de ninguém, como regar as plantas, tirar o lixo, dar comida ao cachorro. Cole essa lista na geladeira para cada pessoa saber sua “missão”. As crianças menores podem ajudar nas tarefas simples. Se elas não souberem ler, peça para que desenhem o que têm para fazer.

Escolha um mesmo lugar para:
*Carregar o celular. Evita que ele fique sem bateria ou esquecido em casa.
*Colocar as chaves do carro, a bolsa, a carteira e os óculos de sol (assim você não sai levando a chave do carro do seu companheiro).
*Guardar o controle extra do portão.
Tendências na decoração a seu favor
Para quem não tem uma pessoa que ajude na limpeza, ter muitos objetos de decoração é um problema. Tire tudo do caminho.
• No quarto, use uma colcha em cima da cama, sem almofadas ou travesseiros.
• Monte uma barraca na sala ou no quarto e coloque os brinquedos lá dentro.
• Prefira persianas a cortinas e tapetes com tiras de couro aos felpudos, por exemplo. São mais fáceis de limpar.

Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário