terça-feira, 20 de agosto de 2013

Melhor do que colher jabuticabas em vaso na varanda, só mesmo ter na base da árvore moranguinhos como forração


À primeira vista, pode-se pensar que este vaso provavelmente tenha saído do País das Maravilhas, de Hogwarts ou de qualquer outro lugar encantado que sua imaginação sugerir. Ledo engano. É possível, sim, ter um gracioso vaso com uma jabuticabeira e moranguinhos pendentes como forração – e sem nenhum passe de mágica.

Embora não garanta floração e frutas o ano todo, os morangos esbanjam um charme meigo, e cultivá-los não é tão difícil assim. “O ideal é que o vaso esteja em algum lugar que receba o sol da manhã ou mais à tarde”, diz o engenheiro agrônomo Silvio Moreira Sanchez, da Grama e Flor, empresa responsável pela manutenção deste espaço, no Morumbi, em São Paulo. A própria jabuticabeira garante certa sombra e sua rega diária já se encarrega de nutrir, também, a forração.
Ele sugere um replantio anual e adubações alternadas a cada dois meses, mesclando química (NPK 4-14-8) e orgânica (farinha de osso com torta de mamona ou húmus de minhoca), embora sejam desnecessárias nos meses mais frios. Por fim, o ideal é que o vaso seja bojudo (ao menos 30 cm de diâmetro para além da planta-mor) e alto, de maneira que os morangos fiquem pendentes – isso garante que eles sejam colhidos, por exemplo, por uma criança mais sapeca, hábito caro ao filho da dona da varanda em questão.




 


(Foto: Casa e Jardim)

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário