sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Avatar 3-D ajudará em cirurgias plásticas


Avatares 3D
Apesar do sucesso recente de sua versão cinematográfica, um avatar de fato não é mais do que uma representação gráfica, geralmente humana, que é associada a um usuário para fins de identificação.
Os avatares podem ser fotografias ou desenhos, mas novas tecnologias permitem a sua utilização em três dimensões.
Até agora, os avatares 3D têm sido usados principalmente para fins de entretenimento e diversão do usuário final.
Uso de avatares na Medicina
Agora, pesquisadores do Instituto Tecnalia, na Espanha, desenvolveram uma tecnologia para a criação de "avatares 3-D personalizados" de forma rápida e barata.
O objetivo é fornecer uma solução inovadora em áreas como cirurgia plástica e tratamentos do Mal de Alzheimer.
A tecnologia mescla as informações de escâneres a laser 3D de alta qualidade e fotografias comuns, criando o avatar através de um programa de processamento de imagens.
Cirurgia plástica e Alzheimer
No caso da cirurgia plástica, tanto estética quanto de reparação, o cirurgião pode usar um programa que permite representar graficamente o estado atual do paciente, bem como uma representação tridimensional do seu aspecto externo pretendido após a operação.
Desta forma, o paciente tem uma ideia melhor do que o cirurgião plástico pode conseguir, sem criar ilusões ou levantar falsas esperanças que geram decepções posteriores.
No tratamento do Alzheimer, a proposta é usar os avatares 3D para a realização de exercícios cognitivos.
Há a possibilidade adicional de fazer um acompanhamento, com uma avaliação do paciente de forma personalizada - ele interagiria com o instrutor na tela, sem precisar sair de casa.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário