A fachada de formas onduladas tem identidade marcante
Formas parecem moldadas pela água
Uma das obras mais recentes de Zaha Hadid é a Roca London Gallery, um misto de showroom e espaço tecnológico para eventos culturais, técnicos e sociais, inaugurado em outubro passado nas proximidades de Chelsea Harbour, em Londres. Com linguagem derivada do movimento da água, o desenho associa a complexidade e a beleza das formas naturais à funcionalidade dos espaços a fim de materializar a conexão entre os produtos expostos e a arquitetura. O resultado é uma sequência de espaços que forma um conjunto impactante e transparente.
Linhas de forte impacto visual definem a Roca London Gallery, showroom com mais de mil metros quadrados desenhado por Zaha Hadid e equipe para a Roca, marca de louças e metais para banheiros.
A empresa já mantém espaços similares em Lisboa, Barcelona e Madri, cada um marcado à sua maneira pela proposta de fusão entre tecnologia e design.
No showroom de Londres, Hadid utilizou ferramentas de desenho paramétrico para criar formas derivadas do movimento da água, buscando uma conexão lúdica e harmônica entre a arquitetura e os produtos expostos.
A relação evidencia-se já na fachada cinza, um elemento de forte identidade que mesmo a distância desperta a atenção dos observadores.
À medida que o visitante se aproxima, vai tomando contato com o conjunto de ondulações que fazem a arquitetura desse espaço de apenas um pavimento.
O projeto busca associar a arquitetura ao design dos produtos expostos
O mobiliário, incluindo o balcão da recepção, foi produzido com plástico reforçado por fibra de vidro
Detalhe da sala de reuniões, à esquerda
Composta por painéis curvos de concreto reforçado com fibras (GRC), a fachada é recortada por grandes portais que conduzem ao acesso principal e parecem ter sido abertos pela força da correnteza. Os painéis são pré-fabricados e cada um deles mede 2 x 4 metros e pesa 800 quilos.
O movimento da água também é per- 2 cebido nas áreas internas, marcadas por planos multifacetados e gotas alongadas de efeito escultural, ambos moldados com painéis de gesso reforçado com fibra de vidro (GRG).
O ponto central é a galeria fluida ao longo da qual se desenvolvem espaços menores e semifechados, mas visualmente conectados aos outros por meio de formas sobrepostas que criam recortes nas paredes.
Nessa sequência de pequenas cavernas estão expostos banheiros completos ou produtos isolados da marca, compondo um jogo entre arquitetura e design por meio do qual se vão contando passagens da história da empresa.
A luminotécnica valoriza esse conjunto com o tratamento individual de cada ambiente a partir de efeitos wall wash e focos de luz direta, além da iluminação de destaque dada aos elementos em GRG.
A grande sanca que acompanha o perímetro do espaço faz parecer que não existe conexão entre o forro e os painéis de parede, também pré-fabricados com GRC e compostos de duas camadas que somam seis centímetros de espessura.
Nas salas ao longo da galeria são expostos banheiros completos ou produtos
Os painéis de parede e seus moldes foram realizados através de modelagem 3D e produzidos já na sequência de instalação
Sua confecção empregou formas com desenho semelhante a uma malha de favo de mel nas duas direções, o que resulta em peças de aparência delicada mas de estrutura robusta.
Todos esses painéis e seus moldes foram realizados através de modelagem 3D e produzidos já de acordo com a sequência de instalação.
Mais que um espaço institucional e de exposição de produtos, o showroom recebe uma extensa programação de atividades, como reuniões, seminários, debates, além de eventos técnicos, culturais e sociais, o que explica seu forte caráter tecnológico e a variedade de recursos audiovisuais e interativos.
O programa incluía recepção, bar e sala de reuniões. Em forma de enseada, o balcão da recepção foi produzido com plástico reforçado com fibra de vidro (GRP), assim como o mobiliário, desenhado especialmente para o showroom.
Em todo o espaço, o piso é revestido por um mosaico de placas de porcelana com cortes definidos individualmente. Desenvolvido pelos arquitetos, ele cria um efeito ótico que sugere água em movimento.
Texto de Nanci Corbioli
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 385 Março de 2012
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 385 Março de 2012
Zaha Hadid (Architectural Association, Londres, 1977) foi a primeira mulher a conquistar o Prêmio Pritzker (2004).
Patrick Schumacher (Universidade de Stuttgart, Alemanha, 1990) atua no escritório Zaha Hadid Architects desde 1988.
Woody Yao, também formado pela Architectural Association, integra o estúdio de Zaha desde 1994
Patrick Schumacher (Universidade de Stuttgart, Alemanha, 1990) atua no escritório Zaha Hadid Architects desde 1988.
Woody Yao, também formado pela Architectural Association, integra o estúdio de Zaha desde 1994
Recortes nas paredes integram visualmente
os espaços
os espaços
Os elementos esculturais são moldados com painéis de gesso reforçado por fibra de vidro. A sanca iluminada marca todos os espaços
O piso criado pela equipe do escritório de arquitetura cria um efeito ótico de água em movimento
Cada ambiente recebeu tratamento luminotécnico individual
A luz e os elementos esculturais dão a ideia de gotas que pendem do teto
Fonte: Arco Web
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