quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tem dificuldades pra memorizar as coisas? Veja dicas para evitar o problema


Você não lembra onde colocou a chave do carro? Sempre esquece o celular em casa? De acordo com a fonoaudióloga especialista em linguagem Ana Alvarez, problemas de memória podem surgir na juventude: “Existem pessoas que já nascem com dificuldades de memorização, mas elas criam estratégias para lembrar do que precisam”.

Mundo contemporâneo facilita a desatenção
Para a fonoaudióloga, nós vivemos em um mundo que possibilita a falta de atenção – e isso pode acarretar falta de memória, inclusive entre jovens, porque as distrações são muitas. “Nossa memória está se expandindo, mas é importante saber com o que estamos ocupando este espaço. Precisamos saber reter dados, mas também esquecer aquilo que não será mais necessário”, diz a fonoaudióloga.”, explica Ana Alvarez.


A seguir, confira dicas da fonoaudióloga Ana Alvarez para manter a saúde mental e estimular a memorização de informações:
  • 1
    Diversifique
    A redundância é uma boa maneira de exercitar a mente: Faça com que a mesma informação entre na memória de várias maneiras. Para memorizar uma palavra podemos escrevê-la com cor diferente, tamanhos distintos, utilizar o tato e, claro, a audição.
  • 2
    Durma bem
    Quem dorme menos que seis horas por dia pode ter falhas de memorização. O sono é importantíssimo nesse processo.
  • 3
    Mexa-se!
    Para beneficiar a mente, os exercícios também precisam incluir força. Pode ser uma caminhada vigorosa ou musculação, mas estudos comprovam que apenas exercícios que incluem força promovem o nascimento de novos neurônios.
  • 4
    Olho na alimentação
    Tudo que faz bem para o coração também beneficia o cérebro! Não deixe de incluir alimentos ricos em vitaminas do complexo B no seu cardápio. Peixes, ovos, nozes, castanhas, salmão, atum e sementes de linhaça fazem muito bem para o organismo e ajudam no processo de memorização. Evite açúcar e gorduras ruins, evitando permanecer mais de três horas sem se alimentar. Após quatro horas, o cérebro entende que precisa trabalhar menos, prejudicando a memorização.
  • 5
    Exercite a mente
    Palavras cruzadas são ótimas, mas estimulam apenas a área do cérebro que lida com a lógica. É preciso desafiá-lo a partir do pensamento, percepção auditiva e visual. Viajar, voar de asa delta ou entrar em um curso podem ser verdadeiros estimulantes cerebrais. Uma dica antiga – e útil – é procurar aprender uma coisa nova por dia. Quem teve uma vida sem desafios terá uma mente menos ativa. 


    Fonte: GNT



Nenhum comentário:

Postar um comentário