Em tempo de Rio+20, a conferência da ONUsobre desenvolvimento sustentável que acontece duas décadas após a ECO 92, a preocupação com o meio ambiente volta a ganhar força. Enquanto a capital carioca sedia o evento até o próximo dia 22 de junho, vale a pena refletir sobre como estamos contribuindo para o bem do planeta. E não é preciso ser um ambientalista militante para fazer isso. A conscientização pode partir de dentro de casa, com a economia de recursos e de materais que usamos na decoração dos ambientes.
Para começar, quem curte cômodos decorados com madeira deve sempre buscar aquelas certificadas, ou seja, que não foram retiradas de áreas de preservação. Uma dica da arquiteta Paola Ribeiro é apostar em madeiras de demolição, recicladas de antigos casarões derrubados, por exemplo. Esse reaproveitamento evita que madeiras nobres e antigas acabem indo parar no lixo, ficando sem nenhuma utilidade.
Existe também outro jeito criativo de economizar madeira: substitui-la por bambu, uma gramínea abundante e que cresce mais rápido do que a árvore. A dica funciona bem no piso, já que o material é resistente, durável e fácil de instalar.
Nos objetos de decoração, a criatividade sustentável também tem espaço. Itens produzidos com garrafas pet, papel reciclado e até fios de telefone viram luxo nas mãos de designers que apostam na tendência. Precisando de inspiração? Confira a galeria abaixo com ideias ecologicamente conscientes. O meio ambiente agradece.
Madeira de demolição decora móveis e parede da sala de jantar
Madeira de casarões demolidos ganha nova utilidade, em vez de ir para o lixo.
Empresa Neo Bambu cria pisos ecológicos que são uma alternativa à madeira
Cadeiras de madeira certificada pelo Conselho de Manejo Florestal, criadas pelo designer Carlos Motta
Cestos feitos com reaproveitamento de revista e papel, fabricados no Espaço Til
Nenhum comentário:
Postar um comentário