Foto: Getty Images |
Para curtir as comemorações sem grandes transtornos, algumas dicas são importantes de serem seguidas pela mulher que está grávida. Sem exageros, a gestante pode fazer tudo. Ou quase tudo.
Confira abaixo algumas dicas de como celebrar o fim de ano da melhor maneira possível à espera do seu bebê:
- 1Alimentação da grávida durante as festasDurante o fim de ano ou ao longo de toda a gravidez, a recomendação é sempre a mesma:todos os excessos devem ser evitados. Se a mulher não tem contraindicação, como diabtes, por exemplo, ela pode comer de tudo. "Só não pode esquecer que é importante comer de três em três horas. Como a ceia é um pouco mais tarde, o ideal é se alimentar nesse intervalo", explica a ginecologista e obstetra Érica Mantelli.
"Prefira saladas, evite comidas codimentadas e, claro, o excesso de gordura. A grávida pode experimentar um pouquinho de tudo e evitar o clichê de que está comendo por dois. O grande pecado da alimentação em geral é o exagero", afirma Érica.
Carnes e sobremesas fazem parte da lista dos liberados, mas com cautela. Evite carnes cruas e alimentos que podem ter risco de salmonella, como maionese, fio de ovos, alimentos com ovos, ou muito gordurosos. "A digestão na gravidez já é mais lenta e dificultada por conta do metabolismo alterado e as mudanças hormonais. Doces estão liberados mas, se possível, opte pelas frutas. Cuidado com as frutas cristalizadas, que têm muito açúcar e podem contribuir para o aumento de peso e acúmulo de gordura", justifica Érica. - 2Álcool nem pensarA grávida não tem desculpa, álcool durante a gestação, nem pensar. Os médicos afirmam que ainda não existe uma dose de álcool segura que possa ser ingerida durante a gravidez. "Por isso, preferimos não arriscar. O álcool atravessa a barreira placentária e chega até o bebe, prejudicando mais o feto do que a mãe porque o bebê demora mais tempo para processar o álcool. Dependendo da exposição, a ingestão de álcool pode levar ao trabalho de parto prematuro, abortamento prematuro e retardo mental", explica a médica. Então já sabe, brinde com água de coco, suco de frutas e até refrigerante, em pouca quantidade, mas nunca com bebida alcoólica.
- 3Hidratação: tenha sempre uma garrafinha por pertoA hidratação na gestação é duplamente importante, principalmente durante a estação mais quente do ano. "A melhor amiga da grávida é uma garrafinha de água. Ela precisa beber, no mínimo, de dois a três litros de água por dia. Se a mulher for à praia ou fizer exercícios no calor, deve ingerir ainda mais líquido", reforça Érica Mantelli. Segundo ela, o calor provoca queda da pressão, causa enjoo e tonturas.
- 4Não vá sozinha para as comprasUm café da manhã reforçado, garrafinha de água na bolsa e muita disposição. Se chegou a hora de fazer as compras de Natal e você não quer fazer os pedidos pela internet, opte pelos períodos com menos movimento, pela manhã e durante a semana. Os shoppings são boas opções pela refrigeração, mas evite andar sozinha. "Pode cair a pressão arterial por causa do calor. Quando chegar em casa, descanse. Coloque as pernas elevadas a 45º, de 30 a 40 minutos, para repousar e melhorar a circulação das pernas", sugere a obstetra.
- 5ViagensSe você vai viajar, pergunte ao seu médico se você está liberada para isso. Em alguns casos, a grávida não pode pegar avião e até as empresas aéreas exigem comprovação médica de que você pode embarcar. Também é importante saber se o seu obstetra vai viajar e ter todos os contatos dele para qualquer emergência.
- 6Aproveite as festas sem culpaNão existe restrição para os horários em que a gestante deve dormir ou até que horas pode ficar acordada, mas é recomendado que ela tenha horas pontuais de repouso. "Se ficar muito tempo sem dormir a mulher pode ficar irritada, afetando o bebê, porque eles estão ligados e os hormônios dela passam para ele. Se a grávida quiser curtir uma festa, pode ir sem culpa desde que compense no dia seguinte, colocando as pernas elevadas e descansando", diz Érica Mantelli. Desde que o som não esteja incomodando a gestante, o volume e a gritaria dos ambientes de festas não atrapalham o bebê, garante a médica. "Só cuidado com as aglomerações, pois a gente nunca sabe o que pode acontecer", finaliza.
Fonte: GNT
Nenhum comentário:
Postar um comentário