quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Presentes de Natal: como fazer boas escolhas sem gastar muito dinheiro


Por Pollyana de Moraes

Não é porque dezembro é o mês do 13° salário que dá para sair por aí gastando todo esse dinheiro com presentes de Natal. A gente sabe que é ótimo dar e receber mimos nesta época do ano, mas o nosso bolso, coitado, acaba sempre sofrendo com as compras da temporada.

Para preservá-lo ao máximo, sem deixar de lado quem mais merece o nosso carinho, conversamos com a consultora de imagem, estilo e etiqueta Flávia Melo, que separou cinco dicas infalíveis.Veja na lista.
  • 1
    Nada como um bom plano
    Antes de sair para o shopping, é preciso tomar duas decisões: a primeira delas é colocar em uma lista de prioridades quem não pode ficar sem presente neste Natal. A família, claro, deve sair em primeiro lugar e, em seguida, as pessoas que mais fizeram parte de sua vida no ano que passou. Com essa lista em mente, é preciso limitar até quanto se pode gastar com os presentes. “Estabelecer um orçamento é fundamental e ele deve ser de acordo com os ganhos. Natal é para presentearmos carinhosamente, mas nunca para endividamentos”, avisa a consultora Flávia Melo.
  • 2
    Família grande: e agora?
    Agora sim, depois de traçar o plano de gastos de Natal, como dar conta de uma família cheia de tios, sobrinhos e primos? Flávia recomenda uma saída simples: amigo oculto para adultos e adolescentes e presentes para as crianças. Vale até limitar um valor máximo ou o tipo de lembrança, para que todos recebam seus presentes na mesma faixa de preço. “No caso das crianças, como são lembranças que não vêm dos pais, elas não são muito exigentes, por isso, não é necessário nada caro. Eles gostam do volume, até dos brinquedinhos mais simples, apenas para serem lembrados”, diz ela.
  • 3
    As amizades do peito
    Sabe aquela família que a gente escolhe? Uma boa saída para lembrar de todos e agradecer pela parceria no ano que passou nem precisa de presentes para ser interessante. Planejar uma confraternização em que cada um leva um prato ou vinho é uma ideia econômica, fácil e divertida. Trocar cartões e e-mails com os amigos mais distantes também! Se, por fim, você ainda achar que é preciso presentear algum deles, mas não pode gastar muito, vá direto para os livros! “Escolha de acordo com o interesse dessa pessoa: viagens, jardinagem, decoração, design, fotos, receitas...”, explica a consultora Flávia Melo.
  • 4
    O pessoal do trabalho
    A escolha de como presentear nesta situação depende do tamanho da equipe. Se for grande, um amigo oculto é a opção mais democrática e econômica. Se for pequena, pode ser simpático dar, a cada, uma pequena lembrancinha na mesma faixa de preço. Sabonetes decorados e porta-objetos, dependendo do estilo, agradam homens e mulheres ao mesmo tempo. “Se for um presente para o chefe, o melhor é a equipe se unir, fazer uma ‘vaquinha’ e comprar um presente bacana, com um cartão escrito à mão por cada membro da equipe”, orienta a consultora. Flávia lembra que não dá para esquecer das pessoas que trabalham no lar, como babás e empregadas domésticas, que também merecem uma lembrança nesta época do ano.
  • 5
    Homens x Mulheres
    Se depois de todas essas dicas ainda permanecer uma dúvida sobre qual presente comprar para agradar, damos uma fórmula econômica e que não tem erro para cada gênero: “Em geral, as melhores lembranças para mulheres são nécessaires bonitas, kits para o lavabo (com sabonete, creme para mãos e vela perfumada), lenços de seda e itens de design. Para os homens, nécessaires masculinas, séries em DVD ou um bom vinho de sobremesa, que não seja caro. O importante mesmo é a consideração, a lembrança de presentear neste Natal”, conclui a expert Flávia Melo.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário