quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Está a procura de emprego e tem dúvidas de como fazer um bom currículo? Veja aqui algumas dicas que irão te ajudar

Que o currículo precisa ser claro e objetivo, todo mundo sabe. Mas na hora de competir por uma vaga não basta apenas estar dentro dos padrões. Ser criativo, estar em dia com as novas tendências da área e demonstrar potencial de liderança também são habilidades importantes e que merecem estar em evidência. Será que é possível conseguir mostrar tudo isso no papel? 


Por: Pollyana de Moraes

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e o aumento da oferta de cursos de especialização pelo País, ter as qualificações necessárias para ocupar a vaga dos seus sonhos nem sempre é garantia de sucesso.

Mais do que dominar os requisitos, é preciso saber apresentar bem as razões que fazem de você o profissional certo para dar conta do recado. É aí que entra em cena um item fundamental de qualquer seleção: o currículo.

Que esse documento precisa ser claro e objetivo, todo mundo sabe. Mas na hora de competir por uma vaga não basta apenas estar dentro dos padrões. Ser criativo, estar em dia com as novas tendências da sua área e demonstrar potencial de liderança também estão em jogo. Mas como conseguir mostrar tudo isso no papel? Confira abaixo as dicas de especialistas:
  • 1
    Diferencial e Criatividade
    Comparando o currículo a uma espécie de propaganda que se faz de cada um, é importante ressaltar que este “anúncio” deve conter não só o perfil profissional do candidato, mas também valores e informações pessoais que possam ser levados em consideração pelo empregador. Para o publicitário Guilherme Torres, a experiência extracurricular vale muito. “É aí que vemos quem contratar de fato. Imagine se um redator de publicidade só soubesse escrever anúncios e criar roteiros. Se ele for vocalista de uma banda ou pintar quadros, por exemplo, já demonstra que ele não é um mero 'escrevinhador' de propaganda”, diz Guilherme, que é diretor de criação da agência Mar Design.

    Já que saber vender bem o peixe é fundamental, a apresentação do currículo faz toda a diferença. Segundo o publicitário, caso o documento seja entregue em mãos, vale apostar em uma papel de cor diferente, como o reciclado, por exemplo, que mostra a sua preocupação com o consumo sustentável. Se a entrega do currículo for feita por e-mail mesmo, invista em uma diagramação criativa, lembrando que a fonte escolhida deve ser sempre clara e legível.

    E nada de propaganda enganosa. “Não ‘fale’ muito ou invente historinhas a seu respeito. Diga a verdade, somente a verdade”, recomenda Guilherme Torres.
  • 2
    A matemática do currículo
    Como o equilíbrio ajuda qualquer receita a dar certo, a coach e especialista em desenvolvimento pessoal, Monica Vitória, recomenda uma distribuição matemática das informações do currículo, dando peso maior aos dados mais relevantes:

    10%: Dados pessoais, como nome, telefone fixo, celular, e-mail, endereço, idade e estado civil;
    20%: Formação acadêmica e cursos, dos mais recentes para os mais antigos;
    30%: Experiências profissionais das mais recentes para mais antigas;
    30%: Diferenciais! Informe os resultados já conquistados e mostre como contribuiu com as empresas onde atuou;
    10%: Para concluir o currículo, é indicado ressaltar alguma informação relevante que tenha ficado de fora dos outros itens, como qualidades pessoais relacionadas à rotina da vaga para a qual se candidata. Para candidatos que foram indicados à vaga por alguém da empresa, é aceitável uma assinatura após um simples “atenciosamente”. “A pessoa que está recebendo sua indicação, indiretamente espera conhecê-lo, e seu nome ao final do texto pode trazer a imagem positiva de que você é uma pessoa criativa, comprometida e que assina embaixo”, explica Sofia Vitória.
  • 3
    O que não é recomendado
    Depois de saber o que você deve fazer, é importante destacar também o que não vale arriscar na hora de passar à limpo seu currículo. Veja abaixo o que você deve evitar:

    Usar foto: guarde o sorriso e a pose confiante para o momento da entrevista;
    Escrever demais: como profissionais de Recursos Humanos e gestores têm pouco tempo para analisar o perfil de cada candidato antes de uma entrevista, sai na frente aquele que consegue resumir suas qualificações em até duas laudas, sem perder dados importantes;
    Detalhar todos os documentos, como RG e CPF: lembre-se que, caso a vaga seja sua, o departamento de Recursos Humanos vai solicitar todas essas informações no momento apropriado;
    Destacar a expectativa salarial. “Se o candidato solicita um valor muito acima ou muito inferior em relação à faixa de mercado, corre o risco de passar uma imagem de desatualizado”, explica a coach Mônica Vitória.


    Fonte: GNT

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