terça-feira, 3 de setembro de 2013

Vejam algumas brincadeiras que estimulam o convívio familiar

Brincar solidifica a união e fortalece os vínculos entre pais e filhos. Além disso, auxilia na construção da identidade e no crescimento dos pequenos.
Enquanto os pais veem a novela na sala, os filhos se distraem com computadores ou jogos eletrônicos nos seus quartos: esta é uma cena cada vez mais comum nos lares brasileiros. Mas será que a TV, o video game e outros aparelhos precisam realmente ser os pontos centrais da rotina familiar?
 
Nem sempre. Por isso, o Portal Vital convida você para lembrar-se de algumas brincadeiras que, embora sejam simples, são ótimas para reunir todos em torno de uma atividade em comum. 
 
“É muito importante brincar e cultivar atividades prazerosas, pois elas solidificam a união e fortalecem os vínculos. Além disso, melhoram o desenvolvimento e o crescimento dos pequenos e ajudam na construção da sua identidade. É uma forma de estimular situações de aprendizagem que serão levadas para a vida toda”, explica a pedagoga Izildinha Micheski.
 
A especialista destaca ainda que essas experiências ampliam a capacidade das crianças de compartilhar e criar, tornando-as mais preparadas para interagir em diferentes grupos sociais. Isso será vital para garantir bons relacionamentos futuros.
 
Izildinha dá exemplos de passatempos que alegram a casa e explica como cada um deles pode tornar o ambiente familiar mais saudável. Confira o álbum a seguir e comece a brincadeira!

Esconde-esconde
Esconde-esconde
Educativa, a atividade estimula as crianças a se expor e a enfrentar riscos, além de fazer com que elas desenvolvam estratégias de proteção.

Mímica
Incentiva a criatividade e a expressão corporal. Ao simular situações e sentimentos, como a raiva, o medo, a alegria etc., ela contribui também para o desenvolvimento da afetividade nos pequenos.

Karaokê
Desenvolve o gosto pela música, a capacidade de concentração e a noção de ritmo. Uma dica é improvisar um karaokê com as tradicionais músicas infantis ou aproveitar o momento para compartilhar suas canções favoritas com os pequenos, criando assim um acervo cultural que será passado de geração para geração.

Narração de histórias
Esse hábito incentiva a imaginação e a criatividade das crianças, pois abre um leque de possibilidades para que elas se envolvam e transformem o enredo. E também é uma oportunidade dada aos pequenos de compartilhar seus medos e desejos, proporcionando um canal de comunicação essencial entre pais e filhos.

Teatro
Estimula o pensamento e desenvolve a autoconfiança, além de trabalhar a expressão corporal. A encenação e o faz de conta também facilitam a compreensão do mundo adulto e do cotidiano dos pequenos, melhorando o convívio com os familiares e colegas.


Fonte: Vital


Nenhum comentário:

Postar um comentário