Gorduras podem ser benéficas para a saúde. A seguir, as nutricionistas Gabriela Maia e Renata Lemos Fetter dão dicas para o consumo de gorduras do bem. Confira!
1
1
- Óleo de cocoDe acordo com Renata, “o óleo de coco virgem é um exemplo de gordura saturada que traz diversos benefícios para a saúde, como redução dos níveis de triglicerídios, aumento da atividade da HDL (bom colesterol) e redução de inflamações. Estudos mostram que ele também é capaz de reduzir a circunferência abdominal”.
- 2Ômega-3Segundo Gabriela, “peixes ricos em ômega 3, como sardinha, salmão e arenque devem ser consumidos duas vezes por semana. Fontes vegetais, como a linhaça e semente de chia, também garantem ótimo aporte de gordura poli-insaturada”.
- 3Óleo de dendê“O óleo de palma, conhecido também como óleo de dendê, é uma das fontes mais ricas em tocotrienóis (um tipo de vitamina E), poderoso antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres, grandes responsáveis pelos danos às células”, explica Renata.
- 4Açaí“Procure consumir o açaí sem o famoso xarope de guaraná, que só aumenta e muito o conteúdo calórico sem acrescentar nenhum benefício. Peça para bater com uma fruta doce, como banana ou morango e tenha um delicioso lanche da tarde, por exemplo,” indica Gabriela.
- 5Fritura“Ao optar por fritar os alimentos, dê preferência aos óleos de soja e canola, mais resistentes às altas temperaturas. Para minimizar os impactos negativos sobre a saúde, é importante garantir que o óleo da fritura não ultrapasse a temperatura de 180°C”, diz Renata. Ao ser submetido a aquecimento ou fritura, os óleos liberam um produto cancerígeno, denominado acroleína. “A temperatura em que começam a produzir este composto é chamada ponto de fumaça. O azeite de oliva extra-virgem tem baixa resistência ao calor e deve ser utilizado somente em preparações a frio e, jamais, na preparação da receita”, emenda Gabriela.
- 6Sal“Aromatizar o azeite com especiarias e temperos, como alecrim, pimenta e alho, diminui a necessidade de adicionar sal aos alimentos”, diz Gabriela.
Fonte: GNT
Nenhum comentário:
Postar um comentário