A história da arquitetura feita a partir da madeira retirada dos pinheiros-do-paraná, em Curitiba e em toda região sul do Brasil, é o tema de “A casa da araucária: arquitetura da madeira em Curitiba”, publicação composta por três volumes reunidos em um box.
A edição explica como o material foi adotado pelos imigrantes e se tornou presença marcante na paisagem urbana e rural da capital paranaense e das demais áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, desde o fim do século 19 até o fim da década de 1970.
Especialistas em história pela UFPR, Key Imaguire Júnior e Marialba Rocha Gaspar Imaguire, são os autores de “A Casa de Araucária”, o primeiro dos três volumes que compõe o box.
Ele conta como a árvore faz parte da história e da cultura do sul do Brasil e traz exemplos de casas feitas com sua madeira.
Fábio Domingos Batista é o autor do segundo volume: “A Casa de Madeira: Um Saber Popular”.
O livro conta como esse material foi adotado pelos imigrantes europeus nas construções urbanas e rurais da região sul do Brasil, sem a participação de arquitetos.
Andréa Berriel é a responsável pelo terceiro volume, “Tectônica e poética das casas de tábuas”, que aborda questões ambientais e explica como fazer um uso contínuo e responsável da madeira na construção civil.
Serviço:- “A Casa de Araucária: Arquitetura da Madeira em Curitiba”.
- Editora: Edição de Autor.
- 2011.
- Português.
- Dimensões: 24 por 24cm.
- 312 páginas.
- Capa: Flexível + Box.
- Preço: R$ 50,00.
Fonte: Arco Web
Nenhum comentário:
Postar um comentário