Embora as plantas exijam poucos cuidados no inverno, algumas medidas precisam ser tomadas para que elas resistam às temperaturas baixas e cheguem exuberantes à primavera.
Podas e transplantes: como as plantas entram em dormência durante o inverno, isto é, sua seiva encontra-se nas raízes, elas sofrem menos com as podas e transplantes nesta época do ano. Na poda de limpeza, eliminam-se galhos secos, quebrados e mal-formados. Já a poda de condução objetiva dar um bom aspecto à árvore ou arbusto, permitindo maior aeração e entrada de luz entre os galhos. Use sempre tesouras e serrotes bem afiados, para evitar “mascar” os galhos, favorecendo a entrada de fungos e bactérias. Após a poda, passar uma pasta selante encontrada em lojas especializadas.
Geadas: é necessário cobrir com sombrite as plantas tropicais, mais suscetíveis ao frio; e molhar o jardim pela manhã para fazer o degelo, evitando-se assim a queima das plantas.
Regas: pelo mesmo motivo opte pelas regas no período da manhã, assim a planta não passará a noite molhada. As regas devem ser efetuadas no máximo duas vezes por semana, pois as necessidades hídricas das plantas diminuem no inverno. Desta forma evita-se também o aparecimento de fungos pelo excesso de umidade.
Cobertura do solo: usando casca de árvores, pode-se fazer a cobertura do solo para reter umidade e assim evitar as regas muito freqüentes.
Adubação: dê preferência aos adubos orgânicos que são absorvidos lentamente pelo solo e evitam erros de dosagens ocasionando a queima das plantas. Os mais utilizados são o húmus de minhoca, a torta de mamona e a farinha de osso. Se optar pelos adubos químicos a composição mais indicada para as plantas que florescem ou produzem frutos no inverno é o NPK 4-14-8.
Plantio de bulbos: aproveite o inverno para plantar bulbos no jardim ou em vasos. Plantados na estação fria, terá belas flores no início da primavera. Alguns exemplos são: Amarílis (açucena), gladíolos, lírios e helicônias. Com estes cuidados seu jardim resistirá às baixas temperaturas e chegará à primavera com toda força para florescer e frutificar.
Fonte: Blogorama
Nenhum comentário:
Postar um comentário