sexta-feira, 15 de março de 2013

Aquele peixe bem frito com limão como aperitivo antes do jantar é tudo de bom, né?

Peixe frito crocante com limão e molho de manteiga
Foto: Divulgação / David Loftus
Em francês, meunière quer dizer “moleira”, referindo-se à farinha usada para secar o peixe antes de cozinhá-lo. A farinha age como uma barreira protetora, evitando o ressecamento da carne delicada. "Um elemento essencial para tornar este peixe delicioso é a manteiga queimada e o molho de limão, embora as alcaparras e a salsa picada também incrementem o sabor", conta Rachel Khoo, apresentadora do "A Pequena Cozinha em Paris", afirmando que se você quiser trocar o linguado pela truta, ou outro peixe de preferência, não influencia o sabor da receita. Anote a receita que será exibida no programa desta quinta-feira (14), às 19h:

Rendimento: 2 porções como prato principal
Tempo de preparo: 20 minutos


Ingredientes:
2 filés de linguado (de 150g cada um) sem a pele
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 boa pitada de pimenta-do-reino
1 1/2 colher (sopa) de óleo de girassol
45g de manteiga cortada em cubos
Suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de alcaparras pequenas (opcional)

Modo de preparo:
Verifique se ficaram espinhas nos filés e use uma pinça para retirar as que encontrar. Misture a farinha com o sal e a pimenta e espalhe-a num prato grande. Envolva os filés uniformemente na farinha e sacuda para retirar o excesso. Leve uma frigideira grande ao fogo alto e aqueça bem o óleo. Acrescente os filés com o lado mais carnudo para baixo e abaixe o fogo para médio. Cozinhe por 1-2 minutos até dourar, depois vire o filé e frite por 1-2 minutos até dourar o outro lado. 


Os filés de peixes planos precisam apenas de 1-2 minutos de cozimento de cada lado. Se estiver fazendo filés mais grossos ou filés de um peixe como truta – com 2-3cm de espessura –, então 3-4 minutos de cada lado devem bastar, segundo Rachel Khoo. Após cozinhá-los, tire os filés da frigideira e cubra-os com papel-alumínio. Seque a frigideira com papel-toalha e volte com ela ao fogo médio. Acrescente os cubos de manteiga e aqueça até a manteiga começar a escurecer. Ou seja, ficar marrom claro. Depois apague o fogo e acrescente o suco de limão. Tenha atenção, pois vai espirrar. Acrescente a salsa e as alcaparras, se quiser, e gire o conteúdo da frigideira. Volte com os filés para a frigideira, regue com o molho e sirva imediatamente.

Crédito da receita:
Tradução de Adalgisa Campos da Silva; parte integrante do livro "A pequena cozinha em Paris",Editora Intrínseca – lançamento no segundo semestre de 2013.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário