segundo estudo recente, o amplo consumo da bebida poderia evitar 10% das mortes por doenças cardiovasculares
Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images |
Concentração de nitratos é elevada
Segundo a pesquisa, quanto maior é a pressão de quem ingere o suco, maior será a queda percebida após a ingestão da bebida. Para os cientistas, as características benéficas do suco estão relacionadas à concentração de nitratos presentes na beterraba, cerca de 20 vezes mais elevada quando comparada a outros vegetais.
O mecanismo de ação tem relação com as bactérias presentes na boca e no intestino, capazes de converter o nitrato presente na beterraba em óxido nítrico, substância que relaxa e dilata os vasos sanguíneos, permitindo que o sangue flua com mais facilidade.
A beterraba também já mostrou ser eficiente para outros fins. Estudos anteriores sugerem que ela é capaz de melhorar a performance de atletas e reduzir a progressão de doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzhemier. Outro estudo, da Universidade de Howard, nos Estados Unidos, sugere que o pigmento que dá cor à beterraba, chamado de betacianina, é capaz de desacelerar o crescimento de tumores malignos na próstata ou mama em até 12,5%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário