segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Concluído em Nova York projeto urbanístico que percorrerá nove metrópoles.



Está concluído em Nova York o edifício projetado pelo japonês Atelier Bow-Wow que servirá como o primeiro dos três experimentos urbanísticos que a Fundação Guggenheim e a BMW pretendem promover em nove das maiores cidades do mundo.

Com seis anos de duração, o projeto denominado Laboratório BMW Guggenheim tem o objetivo de reunir pensadores e promover o compartilhamento de soluções de arquitetura, arte, ciência, design, tecnologia e educação.



Totalizando 465 metros quadrados de área construída, a construção obedece ao tema "Confrontando o Conforto: A Cidade e Você" e tem desenho que, segundo os arquitetos, “baseia-se em uma caixa de ferramentas”.

Além disso, é o primeiro com estrutura inteiramente feita de fibra de carbono.



O edifício ficará aberto à visitação até o dia 16 de outubro, para em 2012 seguir para Berlim e uma cidade da Ásia a se definir.



A proposta do Laboratório BMW Guggenheim prevê a construção de três estruturas itinerantes criadas por diferentes arquitetos e designers gráficos.

Durante dois anos, cada uma delas viajará para três das maiores cidades do mundo, incluindo a América do Sul.



Ao final de cada experimento, inicia-se o projeto e construção da próxima estrutura - assim sendo, o projeto terá duração total de seis anos.



Em cada cidade, equipes multidisciplinares locais terão de desenvolver propostas em torno de um tema específico.

Veja vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-9d9FA3fCf4

O programa prevê a exposição dos projetos elaborados, além de workshops, discussões públicas, performances e reuniões que envolvam o poder público e a sociedade civil.

Fonte: Arco Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário